quinta-feira, janeiro 8

Citação, J. Sutherland & P Poelstra


"Muitas vezes nos perguntam se somos 'psicólogos cristãos', e temos dificuldade de responder, pois não sabemos o que a pergunta implica. Somos cristãos que são psicólogos, mas no presente momento não há uma psicologia cristã aceitável que seja, marcantemente, distinta de uma psicologia não-cristã.
É difícil sugerir que funcionamos de maneira, fundamentalmente, distinta de nossos colegas não-cristãos. Há uma odontologia cristã, ou, cirurgia cristã, ou história ou gramáticas cristãs?
... ainda não existe um teoria, um modo de pesquisa ou metodologia de tratamento aceitável [na psicologia] que seja distinta aos cristãos"

J. Sutherland & P. Poelstra, Aspects of Integration,
Monografia apresentada à Associação Oeste de Cristãos em Prol dos Estudos Psicológicos,
Santa Bárbara, Califórnia, junho de 1976.

8 comentários:

Paulo Adriano Rocha disse...

Cara, isso é de 1976? Eu pensava que essas coisas eram mais recentes. Mas é uma questão interessante: "odontologia cristã"... Como saber onde e em quê devemos separar as coisas?

Fica pra gente refletir...

Unknown disse...

É verdade! Desde 1976 já existia essa questão... Talvez alguns se perguntem: por que só ficamos a saber destas coisas nos ultimos dez anos? É fácil!Antes do advento da internet, antes do término da guerra fria, antes da famigerada globalização as coisas demoravam muuuuiiiiitttooooo tempo para serem disseminadas. Hoje é quase que instantâneo, pois as barreiras existentes em 1976 foram todas destruídas...

O embate sobre a aplicação da psicologia como ferramenta cristã nos EUA já é material antiquado... Você encontrará muito material em Ingles sobre isso. Baixei um mas está em inglês. Se quiser te envio por email, basta informá-lo.

Não vou tecer comentários extras sobre a adequação da psicologia no ambiente cristão. Antes disso, postarei citações de psicólogos cristãos acerca desta 'ciência' a qual a Igreja chamou de "ferramenta de apoio ao ministério cristão".

Jovens Vox Dei! disse...

A paz irmão!
Tá adicionado nos blogs amigos!
Fika na paz!

Um abraço!

RedeVoxDei.blogspot.com

Anônimo disse...

Pensador,

Eu acho desnecessária e prejudicial toda e qualquer divisão entre cristã e não-cristã.

Por exemplo, música sacra e música profana.

Existe música. Boa música e música ruim, tanto nas chamadas sacras como nas mundanas.

Em Cristo,

Clóvis

Unknown disse...

Creio que entendo seu posicionamento!

Seu exemplo caiu muito bem para demonstrar onde não há problema algum nesta divisão e neste ponto concordo com você, mas penso que a divisão (cristã e não-cristã) cai bem em alguns lugares.

Por exemplo, existe uma grande e enorme diferença entre uma religião cristã e uma não-cristã (hinduísmo, budismo, relativismo, bahaísmo, espiritualismo, cientologia e , inclusive, a psicologia, quando deseja competir com as escrituras pela posse da verdade acabando por se tornar uma religião, ou ainda, completamente perniciosa a ela, tal qual era o objetivo de Freud).

Vou levantar um posicionamento que não pode ser esquecido sobre diferenças que a própria Bíblia cita! Por exemplo, o verdadeiro evangelho e o "outro evangelho", citado em gálatas, o qual era pregado na época de Paulo... Um deles, realmente, cristão (cristocêntrico) e outro não-cristão (humanista e gnóstico!). Em nossos dias, também possuímos evangelhos não-cristãos disfarçados sobre a pele das mais diversas teologias em voga, sejam elas: da prosperidade, do sucesso, do positivismo, do pensamento positivo, etc.

Ao pesar as questões levantadas (as suas e as que teci), creio que sou obrigado a concordar com você, em partes, por questão do exemplo que levantou. É verdade, música é música! Existe aquela de boa qualidade e a de má qualidade dentro e fora no ambiente cristão, mas também existem músicas anti-cristãs,fora do ambiente cristão.
Apesar de concordar contigo neste ponto, em determinados pontos é impossível chegar a um denominador comum sem que isto afete o corpo de Cristo, tal como nos exemplos que citei, o que torna nosso trabalho mais dispendioso em examinar todas as coisas para ver se de fato são assim mesmo...

Um abraço e obrigado pela colocação. Ela nos ajuda a refletir e enxergar os dois lados da questão, ...,muito embora, a citação em si não tenha sido publicado com a finalidade divisionária, mas sim de, unicamente, publicar um pensamento de um profissional da área de psicologia que, também, é cristão...

No mais, toda a reflexão nos é util e nos auxilia a crescer...

Graça e Paz...

Paulo Adriano Rocha disse...

Paz, Monsieur Rodin! Rs. Pode me mandar o material em inglês, sim. O ruim vai ser traduzir os termos técnicos, mas, tudo bem...

Eu entendo que fica complicado separar, mas, veja bem, o apóstolo João diz que "o mundo jaz no maligno" e Paulo diz que "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos". Então, se eu for aceitar tudo do jeito que vem, vou acabar me moldando a esse sistema, não?

Voltando para Psicologia, no mundo como está o de hoje, pregando o liberalismo, se chegar um homossexual num consultório de um psicólogo não-cristão, o que será que ele vai ouvir? E se for um cara que esteja querendo se livrar? E aí?

Como você disse no outro comentário, a divisão cristã ou não-cristã cai bem em alguns lugares.

Unknown disse...

Posso sim, mas como faço, ..., seu email consta na sua página? Fui lá e não encontrei...

Unknown disse...

Pois é, Paulo, ..., já ouvi o aconselhamento de um psicólogo não-cristão acerca da questão do homossexualismo e o mesmo disse para um amigo de infância que ele deveria se aceitar como é e ninguém tinha nada a ver com as decisões que tomasse, deste que as decisões lhe fizessem feliz... E aquela voz, que tanto o pertubava dentro de seu subconsciente dizendo que tal procedimento era errado, foi calada. Não preciso nem dizer aonde este amigo se encontra hoje...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...