segunda-feira, janeiro 5

Apatia por todos os lados


“A apatia está por toda a parte. Ninguém se preocupa em verificar se o que está sendo pregado é verdadeiro ou falso. Um sermão é um sermão, não importa o assunto; Só que, quanto mais curto, melhor.”
Charles Haddon Spurgeon

Creio que Spurgeon não imaginava que as palavras de alerta, contra a tendência crescente ao descaso com a palavra de Deus, proferidas contra sua própria geração, cairiam como uma luva, para uma geração mais de 100 anos após a sua.
Infelizmente, suas palavras soam e reverberam pelos quatro cantos da igreja de Deus de forma desagradável, rinhenta e contínua, alertando a geração seguinte sobre os frutos que sua própria geração plantou para entregar a nossa. Frutos, estes, que acabamos por colher satisfeitos com os resultados obtidos.
A apatia anda por toda a parte! Antigamente, as pessoas ansiavam por serem batizadas devotando suas vidas a causa cristã. Hoje as coisas andam bem diferentes!
Ao contrário dos Cristãos da Igreja Primitiva que ao serem integrados ao corpo de Cristo de determinada Igreja, dispunham seus lares, propriedades, conhecimento, sabedoria, ..., inteligência e recursos, devotando a plenitude de sua vida a causa cristã. Nós, cristãos do Século XXI estamos ávidos por participar de festas, confraternizações, shows, humor gospel, todo e qualquer tipo de entretenimento, desde que meu único compromisso seja o de estar presente, nada mais, nem, além disto.
Nenhum envolvimento, nenhum compromisso, nenhuma fidelidade. Para falar a verdade, nossa geração consegue ser, completamente, paradoxal, conforme o Pastor Ciro Sanchez Zibordi afirma em um de seus vídeos. Parafraseando-o, “afirmamos que a parte mais importante do culto é a pregação, mas é a que menos tempos disponibilizamos”. Inclusive, apesar de ser a parte mais esperada, a pregação é a parte do Culto em que as pessoas anseiam pela brevidade, talvez, por estarem cansadas, mas seja lá qual for o motivo, anseiam que este passe logo. Não importa o conteúdo e teor da mensagem, importa que ela acabe logo.
Difícil ler as palavras de Spurgeon sem, perplexamente, olhar as mesmas características nesta geração.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...