quinta-feira, janeiro 22

Ad Compositio


Esta falácia é bastante casual em nosso meio, pois algo que era verdade para uma geração anterior a nossa, já não é verdade a nossa geração! Acalme-se, não estou falando da palavra de Deus. Esta continua sendo verdade absoluta e irrevogável a qualquer geração.
Falo a respeito das instituições religiosas. Há tempos atrás, era possível afirmar que se uma determinada Igreja era excelente para congregar-se em virtude da palavra de Deus ser pregada de forma fidedigna, em conseqüência todas as igrejas daquela denominação seriam ótimas igrejas, todas elas, fiéis a palavra de Deus.
Hoje, não podemos afirmar isso! Possuo amigos em pelo menos 07 (sete) igrejas de diferentes denominações e todos afirmam que não podem indicar qualquer igreja de sua denominação como uma igreja fiel a mensagem cristã.
E para dizer a verdade, em nossos dias, dentro das denominações, existe uma miscigenação enorme de doutrinas. Existem igrejas batistas wesleyanas, batistas Calvino-wesleanas, do Nazareno Armínio-Calvinistas, bem como, Assembléias de Deus das mais diversas modalidades, de Ultra-Calvinistas a Hiper Armínio-Wesleyanas.
Dentro deste exemplo, tornou-se uma falácia afirmar que a parte representa o todo.
Tornou-se, extremamente, necessário, para o bem daqueles que vão sendo salvos, que aqueles que se encontram despertos, sejam responsáveis com as vidas que foram entregues em suas mãos. Falo destes que cruzaram nossos caminhos, às vezes, como um singelo “oi”, dentro ou fora das paredes denominacionais.
Não falo de uma corrida denominacional, pela aquisição de membros. Tal corrida é prejudicial ao corpo! Para o bem destes que se juntam as denominações, compondo a igreja visível, é imprescindível que os despertos, hajam em benefício deles, pois nenhum deles almeja participar mais da igreja visível do que da igreja invisível, da qual estaremos cientes da composição de sua membresia no encontro com Cristo nos ares.
É desta igreja que todos queremos participar. Que sejamos responsáveis com aqueles que cruzarem nossos caminhos...
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo pensamento, concordo principalmente com o fator de que as vezes a quantidade esta falando mais alto do que a qualidade, talvez o cumprir da palavra que "muitos serão chamados, porem poucos os escolhidos".
A junção perigosa de ter volume na igreja (seja ela qual for, eu para conhecimento sirvo a Deus na CCB), somada ao desespero e falta de espectativa da população, que se agarra a qualquer pregação traduzindo tudo ao seu fator material e deixando o espiritual delegado em segundo plano.
Isso me entristece muito.
Fique na Paz de Deus e estarei seguindo seus textos.
Abs
Alexandre Antunes
http://blog-do-antunes.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...