quarta-feira, maio 13

A riqueza dos verbos originais

“de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;” Efésios 1.10

Anakefalaiomai /anakephalaiomai/ - Convergir nEle
A riqueza do texto original sempre me deixa de queixo caído! Separei este trecho para compartilhar com vocês!
Este verbo, o qual traduzimos para “convergir nele” era utilizado para expressar a reunificação de um exército, mas não de qualquer exército. Este exército reunificado tem por base o retrato devastador de um exército vencido, derrotado e humilhado que não possuía mais unidade em si. Um exército que se fez inútil e perdeu o combate. Uma tropa com um comandante vencido!
O verbo é usado numa situação militar explicitando que este exército outrora vencido, está sendo convocado, reorganizado e inspirado por um novo comandante, um novo cabeça que não só apresentou-se para coordenar este exército derrotado e espalhado sobre a face da terra, como também, unindo e reintegrando-os para levá-los a vitória, por ter plena capacidade em si para fazê-lo.
O que me chamou a atenção nisso tudo é que um único verbo no original indica um cenário no qual, apenas forma-se em nossas cabeças após a leitura completa da Bíblia. A queda de Adão, o líder que foi derrotado e que teve seu exército (descendentes) espalhado pela face da terra . Um exército incapaz de realizar um contra-ataque, inutil sob todos os pontos de vista, completamente derrotado pelo pecado.
É, exatamente, este exército que o texto reúne sob a liderança de um novo comandante capaz de levá-los a vitória. Jesus Cristo, o único sem pecado que venceu o pecado e a morte, capaz de conduzir a todos quanto o aceitarem e tornarem-se parte do seu corpo, vitoriosos contra o pecado e a morte... Enfim, é apenas um resumo da situação apresentada!
A riqueza do texto original me deixa perplexo! É realmente uma pena não termos fontes de consultas adequadas a um melhor aprofundamento!
A maioria destas fontes é tão cara que impossibilita até o mais sagaz e fiel pregador buscar aprofundamento.
Explicação baseada nos comentários de Russel Sheed
em seu livro "As Cartas da Prisão"
Creative Commons License
Este texto está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Postado por Ricardo Inacio Dondoni

1 comentários:

Paulo Adriano Rocha disse...

Rapaz, o que eu posso dizer, heim? Simplesmente IMPRESSIONANTE! Jesus é este nosso líder, o nosso Deus para sempre, nosso guia até a morte (Sl 48.14). Que o povo de Deus nunca se esqueça que neste líder nós temos vitória garantida e um céu de paz e gozo concreto!

Abraços e PARABÉNS, futuro papai!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...