quarta-feira, maio 27

Citação, Bernie Zilbergeld (Psicólogo Clínico)

A psicologia se tornou uma espécie de substituto dos antigos sistemas de fé. Escolas diferentes de terapia oferecem visões da vida feliz e de como vivê-la, e aqueles cujos antepassados buscavam consolo nas palavras de Deus e adoravam no altarres de Cristo e de Yahweh, agora buscam conforto e adoram nos altares de Freud, Jung, Carl Rogers, Albert Ellis, Werner Erhard, e toda uma hoste de autoridades similares.
Bernie Zilbergeld, The Shrinking of America:
Myths of Psychology and Theology
(Zondervan, 1979), p. 15.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pensador,

Realmente, a psicologia está tomando de assalto nossas igrejas, especialmente nossos púlpitos. Não sem razão Robinson escreve:

"O homem no púlpito enfrenta a insistente tentação de pregar alguma mensagem que não seja aquela das Escrituras – um sistema político (quer da direita ou da esquerda), uma teoria de ciência econômica, uma nova filosofia religiosa, antigos slogans religiosos ou uma tendência da psicologia. Um pregador pode proclamar qualquer coisa, com voz imponente, no domingo de manhã, depois de serem cantados os hinos. Mesmo assim, quando um pregador deixa de pregar as Escrituras, perde sua autoridade. Já não confronta seus ouvintes com uma palavra vinda da parte de Deus. Logo, a maior parte da pregação moderna provoca pouco mais do que grandes bocejos. Deus não está nela." (O argumento em favor da pregação expositiva)

Em Cristo,

Clóvis

Unknown disse...

Caríssimo e estimado amigo,
Robinson está coberto de razão, para infelicidade daqueles que se gastam da tentativa de propagar o verdadeiro evangelho.
Quanto ao texto em questão! Fui até o seu blog para lê-lo, mas terei que aguardar o intervalo do almoço, ..., tendo em vista o tamanho dele...

No mais, um abraço
Paz!

P.S.: Pode chamar-me de Ricardo, ..., "O Pensador" refere-se apenas a atitude reflexiva que nos chama a todos a analisar as escrituras...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...