terça-feira, março 31

O Cristianismo e a Ortodoxia

Poderíamos iniciar este texto por diversas abordagens diferentes, mas resolvi iniciá-lo pela verdade.
O cristianismo não se resume a um conjunto de regras e pressuposições. Nem mesmo, pressupõe-se que seja uma trilha. Aliás, entre trilha e trilho, qualquer análise mais cuidadosa indicará que entre os extremos apontados, o cristianismo, na forma como a verdade atemporal foi impressa na história, indica o trilho como a análise mais próxima do que venha a ser a obra redentora de Cristo, a promulgação e propagação do seu evangelho. Contudo, o que vemos acontecer, é o fato do evangelho ser anunciado como uma trilha, que serve para todas as finalidades, desde dor de barriga até acúmulo de riquezas materiais, fatos estes que corroboram com o que as revistas de alcance nacional propagam, tais como a Galileu, que em sua matéria do mês de abril de 2009, afirma que a fé auxilia na saúde, na carreira e na vida afetiva.
Neste ponto, dou ênfase, o cristianismo não permite a inserção e assimilação de meias-verdades.
Pode ser que na religiosidade haja o caminho das meias-verdades, mas no cristianismo puro e simples não há. Uma meia-verdade é apenas o nome mais brando daquilo que Deus chama de mentira!
Aquilo que se pressupõe ser verdadeiro não exige complemento e toda vez que é adicionado à verdade um complemento, ela corre o sério risco de se tornar indigna de confiança, pois a sua qualidade inerente foi modificada e o pressuposto no qual estava estabelecida alterado.
Um exemplo clássico do que estou falando pode ser visto na tentação no jardim do Éden, quando a serpente pergunta para Eva se Deus, realmente, tinha ordenado que não poderiam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal e Eva, talvez, no intuito de tornar o ordem de Deus mais severa, disse que, não poderiam nem ao menos tocar no fruto. Certamente, um acréscimo inexistente na fala de Deus ao casal. A Bíblia cala-se diante do toque de Eva no fruto e a possível alegação do acusador diante do fato de Eva, ainda, estar viva mesmo após o toque, mas tudo isso é conjectura.
Contudo, o último livro da Bíblia trata com severidade a questão da meia-verdade relacionada a propagação e promulgação das escrituras dizendo que “Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Ap 22.18b-19)
Por fim, não deveríamos estar dispostos a rejeitar qualquer porção de ensinamento das escrituras, nem aquilo que ela é: Fiel, exata e completa em si mesma, sendo escrita com vista a salvação de nossas almas e não ao enriquecimento próprio, curas milagrosas ou, ainda, simplesmente, como um manual no qual se anela, unicamente, viver melhor.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...