domingo, janeiro 14

Aprendendo a Crescer...

Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada cada um carregando uma idéia e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas.”
Autor Desconhecido

Quem, além de Deus, conhece todas as coisas? Quem conhece os meandros de sua palavra, senão quem as formulou? Quem pode compreender completamente Deus? Quem lhe conhece os pensamentos? Certamente, não eu! O Senhor deixou claro que nosso conhecimento atual das coisas de Deus é limitado quando disse que naquele dia nada haveríamos de perguntá-lo, referindo-se ao tempo de sua volta. E não fica por aí, parafraseando Paulo, continuamos na mesma linha de raciocínio, pois hoje conhecemos em parte, mas naquele dia conheceremos como também somos conhecidos por Ele.
Ser Deus foi a grande tentação da raça humana. Ser conhecedor de todas as coisas talvez seja o grande desejo que nos motiva e nos consome dia após dia. Apesar de havermos pecado por desejar o conhecimento pleno das coisas, ao cometer o pecado, não nos tornamos "deuses" como Eva imaginava, continuamos limitados no saber.
Acredito que para tudo haja um motivo, dessa forma existe um ou um somatório de motivos pelos quais não somos conhecedores da plenitude da palavra de Deus, dentre eles: Poderia citar o Livre-arbítrio, comunhão, edificação mútua, a fé, a soberba, o conhecimento antecipado dos fatos, entre diversos outros motivos justificáveis e coerentes.
Somos carentes de comunhão e edificação mútua. Aquele que conhece, ou acredita que conhece muito a Deus, não se dá ao direito de assistir/ouvir aquele a quem julga ser menos conhecedor das verdades eternas de Deus. Isto se chama soberba!
Nossos pais, eram sábios ao dizer que não existe pessoa no mundo de quem não se possa aprender algo. Seja um carpinteiro, um estadista, um técnico, um advogado, um empreendedor, enfim, tudo o que nos torna diferentes, nos torna únicos. E se cada um de nós pode ser considerado um ser único com raciocínio próprio e diferente dos demais, quem troca uma idéia com outro ser único com raciocíonio próprio e diferente dos demais sai com no mínimo duas idéias. Isso quando não descobrem uma idéia melhor do que as duas apresentadas.
Não usurpar ser o conhecedor de todas as coisas, nos rende a comunhão, a amizade, o amor, a fraternidade, a estima, entre toda a gama de necessidades existenciais que possuímos.
Não perca mais tempo, convido-o a trocarmos idéias durante a Escola Bíblica Dominical como forma de edificação mútua do corpo de Cristo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...