quinta-feira, novembro 2

Ser ou não ser espelho, eis a questão!

O plano de Deus sempre foi ter muitos filhos iguais ao seu primogênito, Jesus Cristo.
Quando olhamos para as cartas paulinas encontramos Paulo afirmando que ele era imitador de Cristo e não só isso, testemunhava para que nós também o fôssemos.
Aqui cabe, então, uma pergunta: Afinal de contas, aonde colocamos o testemunho de Paulo e as palavras de Jesus, com relação a seguir o Senhor, estar próximo dEle, ser discípulo, luz para o mundo e sal para a terra?
Apesar de haver aqueles que tornariam este questionamento inapropriado e vazio, infelizmente a grande maioria se enquadraria dentro do questionamento aqui exposto.
Poderíamos discorrer sobre vários problemas que tem dificultado as pessoas a seguirem a Cristo, mas vamos trabalhar com apenas dois deles: Na realidade são comparadas a duas armadilhas, uma ao lado da outra esperando sua presa, de forma que aquele que não cai na da direita, cai na da esquerda. Opa! Então não há quem consiga livrar-se? Claro que há! Existem aqueles que passam bem entre as duas armadilhas, de modo que nem a da direita e nem a da esquerda os prendem.
A armadilha da direita chama-se “ALEMDALETRA” e a armadilha da esquerda chama-se “AQUEMDALETRA”. Passamos a discorrer agora sobre a armadilha que resolvi chamar de alemdaletra.
A armadilha “ALEMDALETRA” é uma genuína distorção do que está escrito causando um entendimento exagerado e tendencioso, geralmente sob uma ótica de sabedoria quando tal ensino não passa de heresia puramente questionável.
Se acreditarmos que a palavra de Deus é verdadeira e que seus ensinos não podem ser contraditórios, Mt 10.25 tem que falar intimamente conosco “...Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor...”. Não necessitamos e nem devemos ir além do Mestre. O mestre vai à frente, é Ele quem guia, não nós. Por isso que a Igreja não é nossa mas de Cristo, por isso o ministério não é meu, mas de Deus, por isso quem vence as batalhas e as lutas durante o transcorrer dos nossos dias é o SENHOR. Ninguém há na face da terra que pode gloriar-se por ser grande perante os demais, Paulo nos alerta! Ora se tivermos que nos gloriar então que seja pela nossa fraqueza, pois através dela Cristo demonstra a sua Glória.
Temos dificuldades em sermos seguidores, muita das vezes queremos ir à frente. Alguns ainda agem como se conhecessem as escrituras mais do que Cristo, indo bem ALEMDALETRA.
O ministério terreno de Jesus durou apenas três anos, mas durante todo ele, o Senhor foi à frente ensinando a guardar as coisas que julgava importantes. Bastava ao discípulo ser como o mestre, mas queremos fazer coisas no estilo Hollywoodiano. Esta não foi a preocupação de Jesus. Não podemos forçar os textos a contradizerem todo o restante da Bíblia, mas na ânsia inovarmos e descobrir a cada dia aquilo que ninguém descobriu, vamos além do que está escrito, ou seja, ALEMDALETRA. Muitos se perdem aqui achando que realizarão milagres dignos de Hollywood com todos seus recursos hightech visuais e auditivos de última geração e não visualizam a conversão, mas sim, as luzes, o palco e a atenção para si. Vão além do que está escrito e crêem que se a Bíblia diz que o povo de Deus compõe uma multidão que não pode se contar, não importa como alcançaremos esta multidão, eles dizem: - vamos a alcançar para Cristo. O que impede as Igrejas de superlotarem? – ter o homem de afirmar ser pecador e arrepender-se de sê-lo. – Ora, então cortemos estas coisas e aumentaremos a freqüência das pessoas. Tais pessoas que dizem isto são tolas ou na verdade o que desejam é o centro das atenções em si e não naquele que os chamou das trevas para a luz. Aprofundam-se tanto no que não está escrito que se tornam verdadeiros sábios de si mesmos. Acreditam ser melhores que o irmãozinho que senta no banco mais isolado da igreja, muito melhores que os pastores em voga. Para ele os líderes da Igreja primitiva se tornaram reles pecadores mesquinhos e imperdoáveis. Já os apóstolos, os têm como um bando de arruaceiros sem compromisso, que não se esforçaram tanto quanto podiam.
Este é um exemplo do “cristão” alemdaletra, espero eu, ser uma figura irreal para o nosso próprio bem. Não se parece com um discípulo, mas sim com um semideus. Ele está bem longe da figura que, talvez, defina melhor o que é um discípulo. O espelho!
Quando olhamos para um espelho, vemos nossa imagem. Ao passo que, para analisar os problemas do irmão alemdaletra é necessário definirmos o que é o espelho e quem é o objeto a ser espelhado.
A figura na frente no espelho tem que ser Jesus Cristo e o espelho propriamente dito tem que ser cada um de nós, individualmente é claro. Nosso Deus é um Deus pessoal e não impessoal.
A natureza do espelho permite que ele reflita a imagem sem falhas da figura a sua frente. Dessa forma um bom espelho deve refletir as qualidades daquilo que ele vê. Daí surgem algumas perguntas: Para onde nós estamos apontando nossos espelhos? Para Cristo? E qual é a qualidade do espelho que esta refletindo a imagem? Seguimos ou não seus mandamentos? Se Você não está apontando o espelho para Cristo, nem precisa terminar de ler o texto, não irá te servir de nada! Aponte o Espelho e estará novamente no caminho certo!
Tudo necessita de cuidados! E os objetos não seriam diferentes, dessa forma, o espelho deve ser posto num local condizente com sua função. Se não estamos preocupados em manutenir o espelho, iremos encontrá-lo empoeirado, fosco, quebrado, distorcido, e com imperfeições que não permitiram identificarmos o reflexo do objeto que o espelho propõe-se a refletir.
Temos em Paulo de Tarso um exemplo de espelho alinhado com a vontade divina. Sua célebre frase indica isso, esquecendo das coisas que para trás ficam, prosseguindo em direção ao alvo, rumo a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Seu foco estava em Jesus Cristo, não havia como não refletir o Mestre. Nossos espelhos devem estar voltados para Cristo, é Ele quem devemos refletir.
Se sabemos que temos que apontar nossas vidas na direção de Cristo, porque temos espelhos que não refletem Cristo como deveria refleti-lo? O que tem os tornado espelhos inúteis?
Encontramos a resposta no Éden. No Ego que levou o casal a pecar quando Eva foi tentada. O ego expressa a vontade de ser independente, auto-estima e uma profunda valorização acima do que lhe é devido. Todas estas coisas são expressamente condenadas pela Bíblia.
Deus sabe que o homem tem a si mesmo em auto-estima, por isso está escrito que ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida.
Nosso problema nunca foi baixa estima, mas sim, alta estima. Temos alta estima de sobra e aos baldes. Somos os melhores conselheiros matrimoniais, espirituais, sociais e mais quantos ...ais existir. Não nos vemos como simples espelhos que refletem a glória infinita de Deus. O nosso ego diz: para que sermos iguais se podemos ser diferentes e destacados dentre os demais.
Essa idéia tem revolucionado a pregação, ..., para o lado errado!
Ir alemdaletra nos leva a pensar que somos únicos e imprescindíveis, afinal de contas nos foi revelado aquilo que mais ninguém sabe. E o egocentrismo não somente acrescenta palavras não ditas mas idéias também. De forma que o ego procura unir todas as qualidades, cobiças e defeitos aceitos pela sociedade.
Imagine-se como aquele espelho que não achou suficiente refletir a imagem eterna de Cristo, algo mais tinha que lhe ser atribuído. Como por exemplo, as falas seguintes: -Eis aqui, Sou espelho obreiro e amigo do pastor. Que espelho de status esse hein? Ou ainda, – Sou o espelho sábio, estudioso e conhecedor profundo das verdades infinitas de Cristo! Ou este, - sou o espelho que anda a um palmo do chão, tamanha é a minha santidade.
Quando agimos dessa forma, acrescentamos um valor elevado àquilo que tem valor pessoal. Ser amigo do pastor, conhecer profundamente as escrituras, ou ainda, estar levando uma vida santa tem grande valor individual mas à medida que os expomos como se fosse troféus, tendem a alimentar nossos egos, tornando-nos especiais demais para termos comunhão com qualquer pessoa.
Ir além do que a palavra manda, faz de nós novos legisladores da lei divina, pois aquele que acresce, não acresce somente para si, mas arrebanha outras ao mesmo falso entendimento acrescentando palavras aonde Deus não disse.
Lembre-se foi exatamente assim com Eva no jardim quando ela disse que do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus havia dito para não comer e NEM TOCAR nele.
Um pequeno acréscimo que não afetou somente a ela, mas também seu marido, toda a raça humana e toda a criação, que hoje anelam pela volta de Cristo para restaurar todas as coisas..
Ainda hoje a armadilha alemdaletra mantém-se aberta, pronta para apanhar aqueles que se julgar sábios legisladores do que Deus não disse.
Jesus veio à terra para nos ensinar a não cair nestas armadilhas mortais. Ele disse numa de suas frases mais profundas, tudo que precisamos saber para não cair na armadilha alemdaletra. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou MANSO e HUMILDE de coração”;
Se cada um de nós não pensar de si mesmo mais do que convém, se fizermos aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco, estaremos a caminho da humildade onde teremos os nossos irmãos em mais auto-estima do que a nós mesmos e alemdaletra será somente mais uma armadilha enferrujada que nunca funcionará...
Próxima semana, aquemdaletra....

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...