quarta-feira, julho 29

Citação, J. I. Packer


... entendemos o Segundo Mandamento - como de fato sempre foi entendido - como uma indicação do princípio de que (para citar Charles Hodge) "a idolatria não consiste apenas em adorar deuses falsos, mas também em adorar o Deus verdadeiro por meio de imagens.
Em sua aplicação cristã, isto significa que não devemos fazer uso de representações visuais ou pictóricas do Deus Triúno, ou de qualquer pessoa da Trindade, para serem usadas na adoração cristã.
Mas que mal há, pergunta-se, em o adorador se cercar de estátuas e pinturas se elas o ajudam a elevar seu coração a Deus? ... Se as pessoas são realmente ajudadas por elas, por que continuar a discutir?...
...é fato que se você habitualmente focaliza seus pensamentos numa imagem ou numa pintura dAquele a Quem vai orar, acabará pensando nEle e orando a Ele da maneira em que a imagem O representa. Assim, nesse sentido, você "se prostará" e "adorará" a sua imagem; e na medida em que essa imagem deixa de representar verdadeiramente a Deus, nessa mesma medida você deixará de adorar a Deus em verdade. É por isso que Deus proíbe a você e a mim de usarmos imagens ou pinturas em nossa adoração...
Seguir a imaginação do próprio coração em questões de teologia é o caminho certo para permanecer ignorante a Deus, e de tornar-se um adorador de ídolos - sendo o ídolo, neste caso, uma falsa imagem mental de Deus, "feita" por meio da especulação e imaginação.

J.I.Packer, Knowing God (Inter-Varsity Press, 1973),
pp. 38-42.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...