segunda-feira, julho 28

Dias Difíceis! Semelhantes aos dias da Igreja de Éfeso


É verdade que vivemos dias difíceis semelhantes aos dias da Igreja de Éfeso, onde é pedido para que sejamos firmes diante das adversidades. Dias em que as escrituras afirmam que os falsos mestres ensinariam livremente sem que o justo atentasse para isto, afastando-as cada dia mais daquilo que deveríamos almejar, a perfeição cristã.
A Igreja andava bem enquanto os apóstolos viviam, mas sobrando somente o apóstolo João dentre todos aqueles que andaram com Cristo, a doutrina começou a morrer.
Logo nos primeiros passos da igreja, sem a presença de seus pais, veio a desviar-se da sã doutrina que não havia sido entendido pela igreja. Sua falta de entendimento acerca da importância do amor levou Cristo a realizar a primeira exortação crítica e direta a Igreja. – Até que ponto a defesa da fé está anulando o amor que deveríamos expressar uns pelos outros?
Não sou daqueles que ignoram a doutrina cristã em função do amor, porque amor sem doutrina é oba-oba, mas também sei que doutrina sem amor é frieza espiritual e tanto uma como a outra nos afastam de Cristo.
Na primeira, o sentimento de oba-oba nos afasta da revelação de Cristo e de tudo o que ele veio proporcionar ao novo homem. Tudo que ocorre é 100% espiritual, e por isso, inquestionável.
Na segunda, a frieza nos impede de ser parte do corpo, de sentir a mesma dor, alegria, sofrimento e paz que o corpo estiver desfrutando. A vontade de Deus torna-se um calhamaço compreensível de ordens e deveres que não se deve descumprir.
Estes extremos não demonstram o equilíbrio cristão do amor de Cristo derramado em nós, que tem por obra fundamental o aperfeiçoamento dos santos. Esta obra nos faz refletir a natureza do homem espiritual: tardio em irar-se, benevolente e longânimo para com todos. Principalmente, para com os fracos na fé, a fim de que estes, por algum descuido nosso ou palavra mal falada não venham a se perder.
Desde os dias dos pais da Igreja, o zelo pela palavra é tão fundamental quanto a expressão do amor de Cristo derramado em nossos corações o é. Que possamos atentar diligentemente para a exortação de Cristo e não esquecer que o Amor faz parte fundamental da doutrina Cristã.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...