quarta-feira, maio 28

O Casamento

Estamos constantemente sendo exortados acerca do retorno de Cristo.
A iminência de seu retorno é certa. A bíblia possui várias analogias que simbolizam este retorno. Para a igreja, a principal delas é aquela que estabelece a relação entre a noiva e o noivo, sendo a Igreja a noiva de Cristo.
Ao analisar a figura da noiva, todos nós recordamos dos casamentos que assistimos ou tenhamos participado.
O ponto alto do casamento se dá pela entrada da noiva no templo, para que se inicie a cerimônia.
Numa cerimônia tradicional, a noiva entra de branco simbolizando a pureza por ter se resguardado para seu noivo. Seus olhos são radiantes e suas roupas chamam a atenção de todos, não pela sensualidade que a roupa refere ao corpo, mas sim, pela elegância com que suas vestes resplandecem sem que, no entanto, esta perca a singeleza e a humildade em seu porte, diante do esposo.
A alegria característica de uma noiva, ao ir ao encontro do noivo não é capaz de ser expressa por palavras, a imagem gravada em nossos olhos são mais profundas do que podemos descrever.
Enfim, esta é a noiva! A figura pela qual Cristo chama a Igreja ao seu encontro!
Ao que me parece, nossa geração, perdeu o entendimento acerca do casamento, e não só isto, perdeu o interesse por contrair o matrimônio, prefere viver ao sabor dos ventos, e que eles venham a conduzir seu destino por sorte ou acaso. Uma imensa infelicidade nossa! Não só o mundo, mas aqueles que deveriam viver na contramão do mundo estão particularmente desinteressados por contrair matrimônio. Viver a vida a sabor dos ventos sem um conjugue que lhe pudesse sustentar, nunca foi a intenção do Espírito. Viver uma vida em ermidão prejudica nosso crescimento, pois sem aquela “lima” mais próxima de nós que nos afia diariamente estaríamos irremediavelmente cegos.
Parece que algumas “igrejas”, digo, noivas, não anseiam pelo casamento com Cristo nos ares. Aliás, parece que não existem noivas se preparando para este casamento!
As palavras de Jesus Cristo são claras, estamos às portas do casamento, do encontro tão esperado de Cristo e sua noiva, nós.
Talvez, nem haja o amanhecer de uma nova alvorada, antes que sejamos arrebatados, mas isto parece não assustar esta noiva moderna, incapaz de ansiar pelo noivo, de preparar-se para o encontro com seu amado da mesma forma como deveria ser o casamento terreno.
Às vezes, fico pensando que do jeito que estamos andando, estamos nos transformando em noivas insensíveis, cheias de si, vestidas em trapos de imundícia, cegas e surdas, sem anseio nenhum pelo casamento com o noivo por amor a Ele, mas se algum anseio há, se algum desejo, ainda existe, dá-se simplesmente pelos bens que este repartirá com sua noiva, conforme as promessas que a carta de apocalipse declama.
Que Deus tenha misericórdia de nós para nos vestir com vestiduras brancas, a fim de que não seja manifesta a vergonha da nossa nudez, e colírio para ungires nossos olhos, a fim de que venhamos a ver e nos arrepender de nossas atitudes.

Infelizmente, parece que algumas Igrejas (noivas) não desejam casar com o noivo seguindo, dessa forma, a tendência do mundo natural. Poucas são aquelas que anseiam pelo casamento pelo motivo certo, grande parte parece estar atrás dos seus bens e de tudo quanto Ele possa as oferecer “nesta vida”.
Tenho um medo natural, de estar desagradando aquele que me arregimentou, esta pergunta é alvo de várias reflexões. Faz parte de uma vida sadia em Cristo, perguntar-se constantemente se estou atrás das bênçãos ou do abençoador?
Toda noiva se apresenta impecável! Por que conosco seria diferente? Por acaso estamos sendo forçados a este casamento? De maneira nenhuma!
Por ele ansiamos diariamente! Mas se nossos corações titubearem diante das coisas que a este século se tornaram comuns, é bem possível que a noiva não deseje mais se casar.
Pode ser que ela não tenha o casamento como uma união estável e indivisível, o anseio e desejo mais profundo de nossos corações.
Se estas coisas não estão presentes no entendimento cotidiano da Igreja, sua noiva, isto justificaria porque a noiva está a se apresentar num estado lamentável diante daquele que virá a desposar.
Como nos portamos e estamos vestidos diante de Cristo as porta do casamento? Que possamos refletir!
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...