quarta-feira, outubro 6

A Mensagem de Enoque


Recentemente, tive a oportunidade de ler outro livro do Autor Norbert Lieth quando estudava acerca do livro de Judas. O texto que se segue é baseado neste estudo. 

"Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele." (Jd 1.14-15) 

Todos conhecemos a história de Enoque! O homem que andou com Deus e depois de um tempo, não mais foi achado, porque Deus o tomou para si. 
Algumas coisas são de grande interesse quando estudamos a vida de Enoque. A primeira delas, o significado do seu nome partindo do original hebraico que quer dizer "Consagração" ou, ainda, "inauguração".
Não é necessário muito aprofundamento para entendermos que os dois significados fazem jus a personalidade de Enoque, uma vez que toda a questão envolvida no verbo andar (Gn 5.22) expressa uma realidade muito mais profunda do que uma mera caminhada. A palavra aprofunda-se no sentido daqueles que olham na mesma direção, possuem uma mesma meta, propósito, sentido, partilham a mesma estrada e enxergam o mesmo horizonte. Desta forma, o verbo está intimamente ligado ao significado de aliança firmada e em plena execução. Isso tudo nos remete ao fato de que sua consagração não se refere, simplesmente, a um momento pontual na história, a fim de colocar em evidência a consagração como o ponto alto de uma escolha. Antes disso, liga-se mais a um conjunto de escolhas diárias, as quais são tomadas levando em consideração o caminho proposto, a fim de que nenhum de seus passos atrasem o percurso que se propôs a seguir, sendo a soma de suas ações a representação de seu próprio ser, o homem reto e íntegro perante o Senhor.
Já o significado relacionado a "inauguração", está ligado ao arrebatamento. A análise que se segue é baseada no entendimento pré-tribulacionista.
É interessante notarmos em Gn 5.21 que Enoque viveu 65 anos, vindo pós esta menção o fato dele andar com Deus, dando a ideia que a conversão de Enoque ocorreu neste tempo. Se isto for verdade, o nome de seu filho tem significado importante para nós, uma vez que Enoque lhe pós o nome de Metusalém que, partindo do original hebraico, significa "depois de morto, enviará". A questão toda nos remete a pergunta: "enviará o quê?"

Pare, pegue sua Bíblia e faça os cálculos! Metusalém viveu 969 anos! Faça a contagem regressiva dos anos e você chegará, exatamente, ao grande dilúvio com Noé. É, simplesmente, fascinante!

Sendo assim, é de grande interesse levantarmos algumas semelhanças entre a Igreja de Cristo e o sétimo filho de Adão.
  •  A vida de Enoque foi marcada pelo caminhar com o Deus e todos nós, como Corpo de Cristo, somos convocados a seguir o Senhor, não importando as dificuldades impostas.
  • Enquanto Enoque pregava acerca do Juízo vindouro buscando o arrependimento de sua geração, a Igreja prega o arrependimento anunciando o juízo vindouro;
  • Enoque desconhecia o dia em que o julgamento viria a ocorrer, pois não era possível determinar a data e hora em que seu filho morreria. Assim também, a Igreja não sabe precisar a data e a hora em que iniciará o juízo vindouro.
  • Enoque foi tomado para estar com Deus e não viu o juízo divino sendo derramado sobre a terra, o que corrobora com o texto de Isaías 57.1. Sendo Deus, o mesmo ontem, hoje e sempre, a leitura torna-se auto explicativa, quando relacionamos aos dias da Igreja.
Quando me deparo com homens que buscam compreender os meandros dos versículos bíblicos em pontos onde a maioria de nós não buscaria informação alguma, quase consigo ouvir Paulo alertando-nos "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" e assim, a cada dia, fico mais convicto de que nenhuma porção das escrituras pode ser negligenciada. 

Fica a reflexão: É importante estudarmos com cuidado as escrituras! Enoque exemplificou, com sua vida, a luta de um homem, que não se conformou com o padrão da sociedade em seu próprio século, tomando firme posição ao lado de Deus, anunciando a palavra como deveria ser anunciado. Sendo zeloso, reto e íntegro. 

Há uma terrível semelhança entre aqueles dias e estes! Estamos a beira da corrupção completa do homem, quanto aos padrões de moralidade divina. Dia após dia a sociedade decai. O silêncio dos justos somente intensifica sua degradação. Neste momento, seria aprazível que o Corpo de Cristo, a semelhança de Enoque, respondesse a voz do Espírito, a fim de manter acessa a chama em nossos corações...

Infelizmente, não entendemos, completamente, a importância de não compactuarmos com o século presente. Somente o Espírito compreende, integralmente, o quão importante é manter sua própria chama acessa em nossos corações. 

Para o nosso próprio bem, que
o Senhor nos desperte
para isso também.


Creative Commons License
Este texto está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Postado por Ricardo Inacio Dondoni

7 comentários:

Agnaldo disse...

Olá Ricardo,

Estou com um novo blog!

Encerrei o antigo Desperta Igreja! e agora estou com uma nova página.

Quando puder, dá uma passadinha lá!

Em Cristo,
AGNALDO com novo blog...Meu Púlpito

Robson Batista disse...

Muito bom o texto, divinamente inspirado... Deus abençoe.

Francikley Vito disse...

A Paz, meu irmão.
Parabéns pelo belo texto; que o Senhor continue te abençoando. Um abraço.
www.vosbi.blogspot.com

Ciência e Espiritualidade disse...

O verdadeiro adorador será aquele que adorar o Deus verdadeiro em espírito e verdade, e não será nos templos nem nos montes.
Quando orares ao Pai, faça entre as quatro paredes do teu quarto, que o Pai que vê em oculto te atenderá.
O Reino de Deus está dentro de vós.
A verdade vos libertará das escrituras, a letra mata, o espírito vivifica.
As religiões até hoje não entenderam o espírito da verdade.

Unknown disse...

Caríssimo e estimado Ivo,

Realmente, é extremamente importante buscarmos adorar a Deus em Espírito e em Verdade, no entanto, são as Escrituras sagradas que nos revelam exatamente este ponto no qual você apóia a sua proposição. Sem as escrituras não lhe seria possível apoiar-se neste texto. Isto por si só demonstra a importância das escrituras sagradas. Sem elas continuamos a andar de um lado para o outro completamente perdidos em nossos próprios sofismas...
E pelo que entendo, não foi esse o sentido usado pelo apóstolo Paulo ao escrever que a letra mata...

Penso que o tema é interessante, quem sabe não seja tema de uma futura postagem?

Um abraço...
Shalom...

Ciência e Espiritualidade disse...

Caro Pensador!
Faço uso de passagens das escrituras, para mostrar que elas foram escritas para explicar o mundo numa época que não havia entendimento da realidade.
Mas Jesus sabia que as explicações daquela época eram provisórias, por isso ele dizia : a verdade vos libertará, a letra mata mas o espírito vivifica.

Unknown disse...

Ivo, conforme já disse acima, creio que seja mais edificante trabalhar a questão levantada numa postagem específica. Sendo assim, com relação ao texto levantado "a letra mata" será alvo de uma futura postagem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...