quarta-feira, fevereiro 10

Judas 07

“como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição”. (Judas 1.7)
De todas as coisas que podemos resgatar da Epístola de Judas, talvez não haja nada mais importante do que a máxima expressão da verdade a qualquer custo!
Vivemos no mundo onde nossa correção de atitudes está relacionada ao que é politicamente correto e não ao que é absolutamente verdadeiro.
Em virtude do posicionamento secular, a cada dia é menos costumeiro pregar contra a prática homossexual, zoofilia, incesto e pedofilia. São assuntos que causam constrangimento aos ouvidos de quaisquer pessoas e num púlpito politicamente correto devem ser excluídos! No entanto, Judas demonstra em sua carta que sua preocupação era anunciar a verdade da forma como a recebeu sem retirar um ‘i’ ou ‘~’ das escrituras, exatamente, como ele frisa em linhas anteriores: “...batalhardes diligentemente pela fé...”.
Para Judas era melhor anunciar uma verdade que ferisse e produzisse arrependimento com consequência a salvação eterna, do que deleitar seus ouvintes numa melodia harmoniosa e agradável que os conduzisse ao inferno, onde sofreriam eternamente pelas consequências de seus atos temporais.
Mais uma vez Judas é enfático em seu pronunciamento como se dissesse: “o Deus que vocês julgam seguir, aquele que é o mesmo ontem, hoje e sempre, há de realizar seu julgamento imutável e bem sabemos como ele há de julgar os vivos e os mortos por todo bem ou mal que tiverem feito por intermédio da carne, portanto, não andem como se desconhecessem as escrituras, mas tornai-vos sábios pelo entendimento do que está contido nas páginas delas”.
As cidades de Sodoma e Gomorra são citadas como exemplos do julgamento divino sobre toda a corrupção e deturpação do padrão natural da criação.
O versículo anterior lembra que Deus não poupou os anjos por terem agido de forma contrária a natureza para a qual tinha sido criados. Com este versículo ele afirma que não poupará a sociedade como um todo, que se moldar contra a ordem natural das coisas.
De nada adiantou a intercessão de um justo (Abraão), prefigurando Cristo, para a salvação da cidade. A intercessão salvou somente os justos!
Se não andarmos como justos, justificados nEle, sendo imitadores de Cristo, de modo algum encontraremos salvação.
No reino de Deus não há vagas para aqueles que são bons atores e fingem viver o cristianismo. Só há vagas para quem busca viver o cristianismo de forma fidedigna, mesmo que por vezes ainda tropece na intenção de acertar.

Três coisas acontecem em Gn 19.4-7,9:
  • O argumento de Ló foi rudemente recusado.
  • O próprio Ló se transformou em acusado, em alguém que não combinava com aquela sociedade.
  • Eles se lançaram com força crescente contra a sua casa (cf. Jz 19.22, que mostra uma situação semelhante)

Pois bem, o que está acontecendo na sociedade atual vigente? Uma comoção mundial pela aprovação das práticas homossexuais como uma opção saudável de relacionamento. A Marinha Real Inglesa convoca abertamente soldados que sejam adeptos da prática homossexual a se tornarem recrutas contando com uma parceria com a associação homossexual Stonewall. Daniel Craig, intérprete do James Bond, pressiona os produtores a incluir uma cena homossexual envolvendo o agente britânico. Em campinas, A nova Escola Jovem LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais) como previsão de funcionamento para janeiro de 2010 oferecerá aulas de Expressão Literária, Expressão Cênica e Expressão Artística, além de um curso para formação de drag queens. E ainda, segundo o entendimento do conselho de ética animal dinarmaquês, o sexo entre seres humanos e animais não precisa ser expressamente proibido.
O próprio Jesus faz menção a importância das históricas cidades de Sodoma e Gomorra quando afirma: “No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e matou todos” (Lc 17.27)
A importância das cidades está no fato do justo que estava nela! Quando Ló deixou a cidade, já não havia mais nada que justificasse a existência delas. O mesmo ocorrerá com os justificados, o corpo de Cristo, a Igreja quando esta for arrebatada, deixando para trás um mundo que se molda ao pensamento dos cidadãos das extintas Sodoma e Gomorra. Todos que ficarem para trás passarão por todo período tribulacional.

Creative Commons License
Este texto está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Postado por Ricardo Inacio Dondoni

1 comentários:

Paulo Adriano Rocha disse...

Rapaz, estou de boca aberta. É isso mesmo. Sem palavras. Um texto contundente, marcante e profundo. Impressionante! Que Deus levante ainda mais pessoas com a tua coragem, veracidade e expressão nesses últimos dias, Ricardo. Fico feliz de poder ter lido isso. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...