domingo, março 23

O Poder Intrínseco da Reflexão


Quantos de nós, antes de tomarmos uma decisão, paramos para refletir?
Quantos de nós usamos as ferramentas que Deus nos deu, que nos diferenciam dos demais animais para entender, compreender e interagir com todas as coisas que nos cercam?
Ao que me parece, esta geração da qual também sou filho, pensa mais com músculos e nervos do que com cérebro e fé. Em primeira mão, numa pequena reflexão, parece que os termos em si, cérebro e fé, estão em conflito, mas não estão.
Quanto aos músculos e nervos, é fácil entender que se referem ao nosso modo explosivo de tomar decisões, bastando que os nervos interliguem todos os membros para que os músculos em conjunto façam o trabalho. Contudo, ações que não tenham sido motivadas por profunda reflexão e fidelidade naquilo em que se acredita, morrem em seus resultados, ao cérebro entender o quão fútil ela foi. Assim é tudo aquilo que age para dividir o corpo de Cristo. São ações impensadas daqueles que a praticaram, que quando retornam a mente o ato feito, este torna-se peso excessivo e de difícil equilíbrio para quem o praticou. Se ao menos, tivesse sido praticado com inteireza de fé, mas não o foi. Sem respaldo, a ação morreu na emotividade de quem a praticou.
Quanto ao cérebro e a fé, estes se comportam como duas engrenagens distintas, mas ambas apóiam uma a outra. Tudo aquilo que a razão motivou, a fé dá continuidade. O contrário também é verdadeiro, a fé motiva a razão a exercer sua função, de modo que, apesar se serem duas, trabalham como se fossem uma.
O ato de crer, ter fé, não para no campo das incertezas, do crer sem ver, do escutar sem ouvir, do esperar pelo sobrenatural enxergando apenas o que é natural. Ele avança, gradualmente, para o campo da razão, invadindo-a, ao ponto deste poder, em plena sintonia entre razão e fé, afirmar: “porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2ª Tm 1.12).
A reflexão é a grande ferramenta de auxílio em nossa conversão para seres humanos. Ao longo da história humana, alguns não quiseram fazer uso dela e por causa disso pereceram, outros, fizeram mau uso e por causa disso sofreram, quem sabe nós, faremos bom uso, unindo o corpo de Cristo, interligando as juntas a ponto de termos um único corpo, onde a razão e a fé interliguem e motivem os nervos e músculos a trabalhar em prol de toda a coletividade, ao invés de destruí-la.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...