segunda-feira, janeiro 7

Convertendo o Velho Homem...






Talvez nada na história do evangelismo tenha tornado-se tão controverso do que a falsa idéia de que o velho homem pode ser ensinado a viver em novidade de vida.
Temos que ter a exata noção de que o velho homem não está disposto a ouvir o evangelho, não está disposto a se render ao senhorio de Cristo, muito menos a deixar-se ser transformado pelo salvador de nossas almas, Cristo...
Nossas tentativas de resgatar o velho homem da podridão e do lamaçal sob o qual este enterrou-se é em vão! Para o velho homem não há salvação! E apesar de não compreendermos muito bem isso, o nosso velho homem o sabe muito bem e entra em desespero profundo pela revelação de sua perdição junto a Cruz do calvário.
A maioria das vezes que nos vemos desorientados, achando que é impossível viver o evangelho de Cristo, o estamos fazendo em nossas próprias forças. Não segundo o novo homem renovado pela ação do Espírito, mas no velho homem, no homem carnal, naquele que egoísticamente quer continuar a conduzir nossas ações, mesmo tendo recebido uma carta de afastamento provisório. Este velho homem luta para não perder o controle e até tenta nos convencer que ele é capaz de assumir toda a responsabilidade de mudar de vida e de rumo, obedecendo aquele que ele nunca desejou obedecer.. Uma mera ilusão! Mas muitos de nós ficamos contentes com tais esforços, ..., tanto o ficamos que deixamos de progredir e passamos a regredir em nossa vida cristã. Passamos a ler menos as escrituras, a ouvir menos a palavra, a buscar menos a comunhão de Deus. Tudo isso porque o velho homem já se disse convertido ao evangelho e nos enganou em suas maquinações para manter-se vivo.
Enquanto não reconhecermos que o único capaz de trilhar o caminho sugerido pelo Espírito, para que tenhamos vida, é o Novo Homem! Seremos incapazes de alcançar a plenitude de vida a qual o Espírito afirma expressamente ser possível se deixarmo-nos de ser conduzidos pelo homem carnal.
O velho homem está crucificado com Cristo, morto em seus delitos e seus pecados, impossibilitado de alcançar a redenção pela sua rebeldia que há de o consumir por inteiro no instante em que formos arrebatados para encontrar com Cristo nos ares.
Deus já sentenciou o pecado. O melhor a fazer é nos despirmos do velho homem nos revestindo do novo homem que pela ação do Espírito Santo obedece à Deus...
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...