segunda-feira, dezembro 6

Lendo as Escrituras...

Creio, particularmente, que qualquer leitor, buscando aprofundar-se em conhecimento, sobre um assunto descrito com riqueza de detalhes num determinado livro, deva, primeiramente, firmar as bases de sua leitura.
Trata-se de uma ficção? Mito? Fatos reais? Descrevem a realidade como deveria ser? Como foi? Como é? Como será? Seu texto está baseado em termos estritamente figurados? Ou descrevem as narrativas de forma literal? Faz sentido interpretar o texto de forma literal? É plausível sua interpretação de forma figurada?
Sem responder a estas perguntas, nenhum leitor, por mais que se esmere em ler a obra, jamais, alcançará a mente daquele que procurou escrevê-la. De modo nenhum, compreenderá a proposta do autor.  Isto é fato para qualquer livro de origem secular. 
Quando o livro em pauta é a própria Bíblia, escrita por Deus, fica óbvio que nunca alcançaremos a mente daquele que escreveu, pois o profeta Isaías descreve a advertência divina “porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55.9)
Seria esta advertência motivo para não buscarmos estudar e compreender os textos divinamente inspirados? De modo nenhum, pois o próprio Cristo afirmou: “examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (Jo 5.39)
Ora, o imperativo de Cristo, quanto a buscar o conhecimento, aliado ao impedimento de compreendermos toda a obra divina, complementa-se na verdade de que só podemos compreender os textos na medida da revelação que nos foram dadas, pois “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt 29.29).
Na compreensão dos textos bíblicos, considero de suma importância três aspectos. São eles: A interpretação literal das escrituras, a distinção entre Israel e a Igreja de Deus e, ainda, que o propósito da história é a glória de Deus.  
Quanto a interpretação literal, “...é aquela que pertence ou diz respeito às letras (...) baseadas em palavras reais (...) não indo além dos fatos...”, levando em consideração o método gramatical (de acordo com as normas gramaticais), histórico (coerente com o passado histórico) e contextual (a interpretação do texto tem que harmonizar com a passagem e ao mesmo tempo com toda a escritura, ou seja, Deus não pode se contradizer). 
Na interpretação literal, não importa se o texto está sendo empregado no sentido conotativo ou denotativo, não importa se o texto está fazendo uso de figuras de linguagem, importa que o texto esteja se referindo a coisas que, de fato, aconteceram.
Quanto a distinção entre Israel e a Igreja, a correta identificação de ambos nas escrituras, permite identificar as promessas e ordenanças que nos cabem, ou seja, em outras palavras, fica fácil identificar a mensagem dirigida, diretamente, a Igreja de Deus, a fim de que busquemos viver segundo a vontade de Deus, para a dispensação que nos encontramos.
Quanto ao propósito da história, permite que nosso foco esteja sempre ajustado a vontade de Deus em detrimento de nossos próprios desejos, impedindo que o homem se exalte e ache de si mesmo mais do que convém. Se o propósito é Ele, não há porque nenhum homem buscar auto-exaltação.
Se nossa leitura bíblica for feita debaixo dos preceitos cristãos, sob a direção do Espírito Santo, os três aspectos acima elencados poderão ser usados em nosso favor a fim de que “... cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.13).
Creative Commons License
Este texto está licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Postado por Ricardo Inacio Dondoni

2 comentários:

Sonhos De Deus disse...

BOM DIA GOSTEI MUITO DO BLOG ,TENHA UM FELIZ 2011 COM TODA SORTE DE BENÇÃO,TE ENCONTREI ATRAVÉS DE UM AMIGO JÁ ESTOU TE SEGUINDO,TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR ME SEGUIR O ENDEREÇO É http://SNSDEUS.BLOGSPOT.COM/
POST TEU COMENTARIO VAI SER DE GRANDE BENÇÃO FICA COM DEUS.

Anônimo disse...

Olá tenho um blog literario e gostria de saber se vc esta interessado em firmar uma parceria.
Aguardo resposta via e-mail: alefdallepiagge@gmail.com
o endereço do blog é: adpiagge.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...