segunda-feira, janeiro 18

Citação, Jacob Needleman


A psiquiatria moderna surgiu da visão de que o homem precisa mudar a si mesmo sem depender da ajuda de um Deus imaginário. Mais de meio século atrás... a psiquê humana foi arrancada das mãos trêmulas da religião organizada e situada no mundo da natureza para ser estudada cientificamente.
A era da psicologia raiara. Ao final da Segunda Guerra Mundial muitas das melhores mentes da nova geração foram magnetizadas por uma crença nessa nova ciência da psiquê. Sob a convicção de que o caminho fora aberto para dirimir a confusão e o sofrimento da humanidade, o estudo da mente se tornou um dos cursos-padrão nas universidades americanas...
Contra essa avalanche de esperança nova, a religião organizada estava indefesa. O conceito de natureza humana que havia guiado a tradição judaico-cristã por doi mil anos agora precisava ser alterada...
Embora a psiquiatria em suas muitas formas permeie nossa cultura atual, a esperança que ela outrora continha se esvaiu vagarosamente...
A promessa agora mágica de uma transformação da mente pela psiquiatria desapareceu silenciosamente... Os próprios psiquiatras... se acham desesperançados diante de sua incapacidade em ajudar outros seres humanos...
Psicoterapeutas, em número grande e crescente, estão agora convencidos de que as religiões orientais oferecem uma compreensão muito mais completa da mente do que qualquer outra proposta da ciência ocidental. Ao mesmo tempo... os numerosos gurus... estão reformulando e adaptando os sistemas tradicionais conforme a linguagem e a atmosfera da psicologia moderna.

Consciousness: Brain States of Awareness, and Mysticism,
editado por Daniel Goleman e Richard Davidson,
"Psychiatry and the Sacred",
Jacob Needleman, p.209.

1 comentários:

Clóvis disse...

Prezados irmãos e amigos,

Reconstruir o Haiti custará 10 mil milhões de dólares, segundo estimativas. Porém, mais do que reconstruir o país fisicamente, precisamos ajudar as vítimas do terremoto, que precisam de atendimento médico, remédios, comida, água, roupas, etc. E precisam urgentemente.

Há várias organizações sérias trabalhando no Haiti agora. Elas estão precisando de apoio humano, além de recursos para realizarem o atendimento emergencial e continuado aos haitianos.

No blog Cinco Solas há uma relação dessas organizações religiosas e/ou humanitárias, com links para donativos. Essa postagem é constantemente atualizada.

Se você desejar reproduzir o artigo em seu blog, pode obter uma cópia do código html aqui. Fique a vontade para editar o texto como preferir, mas é importante divulgar, pois muitos podem estar querendo contribuir mas sem saber como proceder.

Que o Senhor o abençoe.

Em Cristo,

Clóvis
Editor do Cinco Solas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...