quarta-feira, setembro 2

O Reino de Deus manifesto em Cristo!

“O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”. (Mt 4.16)

O versículo acima resume a singularidade da entrada de Cristo na história da humanidade! Sob muitos aspectos, um ato extremo de violência e guerra contra o império das trevas.
Em Cristo, o Rei Eterno e Imortal, entra na história assumindo forma de figura humana, irrompendo as trevas, quebrando as barreiras do espaço-tempo com poder e autoridade sobre os principados e potestades, as coisas do presente, as do porvir, enfim, sobre todos os poderes, desconsiderando quaisquer impedimentos, quer sejam alturas, quer sejam profundidades, nada foi suficiente para impedi-lo de agir.
Em Cristo temos a manifestação do Reino de Deus, que ocorre com uma declaração de guerra formal e sólida, por agir no século presente, trazendo para a realidade atual, a singularidade do governo messiânico e todas as suas benfeitorias, curando coxos, dando vista a cegos, sarando os feridos, libertando os cativos, restaurando a adoração, etc. Temos na vinda de Cristo, um esboço, uma amostra grátis, a pré-estréia do certo e vindouro Reino messiânico.
Sobre a ótica do Reino, o Rei havia deixado seu alto e sublime trono, avançando sozinho rumo ao reino do inimigo. Chegando lá, estabeleceu seu próprio exército, recrutando todo aquele que estivesse em desacordo com o governador vigente, convidando-os a serem proclamadores do Reino que estava por vir e o povo que estava em trevas viu grande luz.
A entrada de Cristo na história marcava a declaração de Guerra definitiva contra o reino das trevas, a proximidade do Reino de Deus e a intenção divina de providenciar um resgate antecipado de tudo o quanto satanás pensava ter firmemente em mãos, de modo que todos os atos, que marcavam e identificavam o messias, estavam diretamente relacionados a aniquilação do reino das trevas, ora subjugando os principados e as potestades, ora perdoando pecados, ora curando todas as enfermidades quer fossem físicas, quer fossem espirituais.
As coisas, anteriormente, encobertas vinham a tona e tornavam-se claras. O inimigo de Israel, como nação separada por Deus, nunca foram as nações que lhes cercaram, mas sim, os poderes espirituais malignos.
Foi a intervenção do Rei na história da humanidade que revelou o verdadeiro inimigo do homem, satanás!
Quanto aos dois reinos, é certo que estamos falando de uma batalha espiritual, de poderes infinitamente desiguais, de desfecho certo perante a eternidade, mas que se digladiam, rompendo numa batalha física na qual todos, não somente, somos chamados a escolher um dos lados, mas também, batalharmos em um deles. Segundo Cristo, não há um posicionamento neutro nesta questão.
“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”. Dois reinos e uma única escolha.
Quanto a manifestação do Reino, o ato declarado de guerra e as conseqüências das escolhas, ainda nos restam questões interessantes:
“Por que o novo testamento não descreve esta batalha como acontecendo exclusivamente no mundo espiritual? Por que a vitória sobre o mal pode ser conquistada apenas no plano histórico? É certo que nenhuma explicação nos é fornecida, mas a resposta reside no fato de que o destino do Homem encontrar-se envolvido nesta luta”
A mensagem de Jesus é que, na sua própria pessoa e missão, Deus entrou na história humana e triunfou sobre o mal e a morte, demonstrando a excelência do Reino Vindouro, que atingirá sua manifestação completa somente na consumação dos tempos.
Creative Commons License
Este texto está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Postado por Ricardo Inacio Dondoni

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...