segunda-feira, dezembro 24

Cartazes...



Alguns devem ter notado que a igreja anda cheia de cartazes, alguns, bem bolados, outros bonitinhos, chamativos, questionadores, intrigantes, sugestivos, legais, coloridos, sem cor, enfim, ..., há uma diversidade de cartazes espalhados ao longo da existência da igreja e em algumas paredes da igreja.
Mas o objetivo do cartaz nunca foi e nunca será ser bonitinho, se o é, é simplesmente para lhe chamar a atenção acerca do assunto nele explanado!
Você já parou para ler os cartazes espalhados ao longo da igreja, ou apenas contentou-se em ver uma imagem bonitinha de longe?
A razão da existência de um cartaz é a sua mensagem, é o que ele expressa.
Se um cartaz não cumpre sua finalidade ele é descartado e jogado fora pelas grandes empresas corporativistas que visam o lucro, pois se a mensagem não foi eficaz, procura-se outra que o seja.
Mas e quanto àqueles que são fixados dentro da igreja? Seria as informações contidas neles de natureza ineficaz? será que a mensagem que eles expressam são desnecessárias? Já parou para lê-los? Se os leu ótimo, para você, para a igreja e para aquele que investiu tempo em produzí-lo, mas deixe eu te perguntar algo...
O que ele produziu em ti? Por acaso continha alguma mensagem que exigisse uma decisão? se o continha, o que você fez a respeito? ignorou?
está degustando ainda a mensagem contida nele?
Bem, é fato conhecido por todos que quanto mais conhecemos a respeito da palavra mais seremos cobrados...
Às vezes, os cartazes servem para nos alertar constantemente sobre o estilo de vida que deveríamos cultivar.
Às vezes, somente servem para fazer volume e gastos, no orçamento daqueles que são diretamente envolvidos com a produção e exposição dos mesmos, mas não é quem produz o cartaz que atesta a sua eficácia, mas sim aquele que o lê...
A preparação do cartaz envolve de tudo um pouco, tempo, reflexão, introspecção, elaboração e seleção da imagem para o fundo e toda a paisagem envolvida, uma vida devotada a produzí-lo e, ainda, a mensagem propriamente dita.
Existem cartazes fixados na igreja que não são tão vivos e eficazes quanto aqueles que adentram pelas portas da igreja, para serem tratados, reformulados, gerando cores mais vivas e “chamativas”, como uma mensagem limpa e clara para aquele que o lêem constantemente ao sair pela porta da igreja.
Este cartaz vivo, sou eu e você! Um cartaz que é lido constantemente pelas pessoas que cruzam nossas vidas diariamente! O que você tem feito a respeito da mensagem que vê e a respeito da mensagem que divulga?
Ricardo Inácio Dondoni

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...