Não há absolutamente qualquer evidência de que os terapeutas profissionais tenham qualquer conhecimento especial sobre como mudar conduta, ou que obtenham melhores resultados - com qualquer tipo de cliente ou problema - do que pessoas com pouco ou nenhum treinamento formal. Em outras palavras, a maioria das pessoas poderia receber de amigos, parentes, ou de outros o mesmo tipo de ajuda que recebe dos terapeutas.
Em segundo lugar, conforme vimos, as pessoas não mudam assim tão facilmente.
Bernie Zilbergeld (Psicólogo Clínico),
Discover, op. cit., p.74
Discover, op. cit., p.74
2 comentários:
Muito interessante essa situação.
Psicólogo, de acordo com a etimologia grega, é o especialista, o estudioso, aquele que tem o conhecimento da alma.
Mas quem fez a alma? Quem a conhece profundamente? Por acaso não seria o seu Criador.
Louvemos a Deus porque ele enviou o criador da almas ao mundo para morrer na cruz do Calvário. Ninguém conhece melhor a nossa alma do que o Senhor Jesus Cristo.
Só Jesus é capaz de libertar o homem de seus traumas, de seus vícios e de toda mazela que aflige a alma.
Um grande abraço
Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com
Também achei muito interessante, uma vez que, dito por um "profissional" da área, toma um peso completamente diferente do que se fosse dito por alguém que não é formado por esta cadeira universitária.
No fim, permanece a boa, velha e atual Bíblia, a qual afirma que Deus é o único que realmente conhece a causa do problema do ser humano e a única forma de tratar e sanar o problema...
Até porque a questão da Alma envolve o campo espiritual e o homem carnal é incapaz de discernir as coisas espirituais, conforme a bíblia afirma...
Ora, se o homem natural é incapaz de discernir as coisas espirituais, porque corremos como loucos para adquirir conhecimento meramente humano de como tratar a alma? Ora, se as coisas espirituais se discernem espiritualmente, porque recorremos a ciências que ousaram excluir Deus da resposta a questão proposta? Se a alma encontra-se no campo espiritual, nenhum ateu por melhor que seja pode conhecer os problemas da alma humana.
A citação de zilbergeld abre a questão a inúmeros questionamentos, rs.
Você matou a questão de primeira, meu caro...
Um abraço!
Postar um comentário